Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ex-aluno da UnB irá comandar a OMC

Roberto Azevêdo cursou Engenharia Elétrica na UnB e será o primeiro latino-americano a assumir a liderança da Organização Mundial do Comércio
Ádlia Tavares - Da Secretaria de Comunicação da UnB
Fonte: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=7726




 Tamanho do Texto

O embaixador brasileiro e ex-aluno da Universidade de Brasília Roberto Azevêdo foi eleito, nesta terça-feira (7), diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). O resultado do pleito deve ser apresentado oficialmente aos 159 países membros da organização na quarta-feira (8). Azevêdo terá um mandato de quatro anos, com início em setembro próximo. Ele substitui o francês Pascal Lamy, que se despede do cargo em 31 de agosto. Roberto Azevêdo será o primeiro latino-americano a assumir o comando da entidade.
Diplomata de carreira, Azevêdo representa o Brasil na OMC desde 2008, tem vasta experiência em negociações comerciais e está no Itamaraty desde 1984. Nascido em Salvador há 55 anos, Roberto Azevêdo chegou a Brasília ainda jovem e foi estudante do curso de Engenharia Elétrica da UnB. “Ele foi um excelente aluno”, comenta o reitor Ivan Camargo ao recordar de seu veterano de curso. O nome do embaixador consta na lista de célebres ex-alunos do portal da UnB.
A OMC é o órgão que trata das regras do comércio internacional e supervisiona as trocas comerciais em todo o mundo. Ao lado da Organização das Nações Unidas (ONU), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, é um dos principais organismos da política internacional. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora-adjunta de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Ex-coordenadora Geral de Cooperação Jurídica Internacional do DRCI do Ministério da Justiça.